Programa reúne nossas iniciativas voltadas para a reciclagem pós-consumo.
olho Mantemos parcerias com ONGs, com cooperativas de catadores e outras empresas.
Organizamos e apoiamos ações voltadas para o descarte correto de resíduos - dentro e fora dos nossos muros.Internamente, reaproveitamos 98,2% dos subprodutos gerados no processo de fabricação de nossas bebidas. Os subprodutos são comercializados pela Ambev para o devido reaproveitamento por outros segmentos: o bagaço do malte, por exemplo, é destinado à alimentação de gado; o fermento é usado na composição de aromatizantes, assim como a levedura. Em 2010, obtivemos uma receita extra de R$ 80, 3 milhões com essa venda.
Dessa forma, a palavra "lixo" praticamente não existe nas unidades fabris da Ambev, que tem como meta, para 2012, chegar a 99% de reaproveitamento - índice já atingido por quase a metade das fábricas da empresa no Brasil. Essa política faz parte do nosso Sistema de Gestão Ambiental, implantado em 1992, ainda na Brahma.
Temos investimentos na Ambev Vidros, unidade destinada a fabricar garrafas tendo como matéria-prima principal os cacos de vidro provenientes de outras fábricas da Ambev e também de cooperativas de catadores. Hoje, essa unidade no Rio de Janeiro se tornou uma referência em reciclagem: a cada dez garrafas produzidas, oito são feitas com vidro reciclado. Um recorde.
Mantemos ainda uma série de iniciativas voltadas para a reciclagem de resíduos pós-consumo no programa Ambev Recicla. Nossas ações se concentram em cinco eixos: (1) Educação ambiental; (2) Apoio às cooperativas; (3) Pontos de coleta seletiva; (4) Desenvolvimento de embalagens sustentáveis e (5) Contribuição ativa ao Movimento da Reciclagem.
Todas essas ações estão em desenvolvimento na Ambev porque uma das prioridades da companhia é minimizar os impactos de sua atuação no meio ambiente. Em parceria com outras empresas, com organizações não governamentais, com cooperativas de catadores, com o governo, entre outros atores da sociedade, a Ambev espera aumentar os índices de reciclagem de resíduos pós-consumo do país.
"Nós estamos empenhados em fazer aquilo que estiver ao nosso alcance para ampliar a quantidade de resíduos reciclados no país e também para contribuir com esse debate e conscientização da sociedade", afirma Ricardo Rolim, diretor de relações socioambientais da Ambev.
Nenhum comentário:
Postar um comentário